Saiba mais sobre o vaso sanitário

O vaso sanitário é um acessório que todos usamos regularmente, mas poucos sabem da sua história e do seu valor.

O vaso sanitário moderno foi criado no século XVI por Sir John Harrington. Ele era neto da rainha Elizabeth I, e para divulgar a invenção publicou um panfleto intitulado “A Metamorfose de Ajax” (na época o nome Ajax passou a figurar em várias piadas e acabou virando gíria para significar banheiro).

A invenção do sistema de descarga moderno também é atribuída a um britânico, Thomas Crapper. Além do sistema de descarga, ele teria criado em 1860, a tampa dobrável em forma de “U”.

No século 20, os vasos sanitários ganharam design mais acessível e acionamento mais prático. Surgiram os modelos com caixa – aquelas acionadas por cordinhas, que ficavam distantes da peça cerâmica – e os com caixa acoplada (foto), mais modernos e com design mais agradável, acionados por botão ou alavanca.

Assim, o vaso sanitário ganhou popularidade e se transformou em objeto de primeira necessidade nas residências, provocando a melhoria das condições de saúde de milhões de pessoas, tanto nas habitações particulares quanto nos espaços públicos.

Hoje, a importância do vaso sanitário é amplamente reconhecida. No livro As 100 maiores invenções da história, o escritor americano Tom Philbin classificou-o na 16ª colocação. Tanto é que todo dia 19 de novembro, é comemorado o “Dia do Vaso Sanitário”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s