03 de Novembro – Instituição do Direito do Voto da Mulher

Mesmo na Grécia Antiga, durante o nascimento da democracia, as mulheres eram impedidas de votar. Assim perdurou até o século XIX, quando surgiram os primeiros movimentos feministas no Reino Unido e Estado Unidos, que, inicialmente, focavam na igualdade de direitos contratuais e de propriedade e na oposição à casamentos arranjados. Ao final deste mesmo século, o ativismo passou a ser focado na conquista de poder político, especialmente o direito ao voto, ou sufrágio.

Enquanto o direito ao voto foi concedido às mulheres do Reino Unido em 1918, e em 1919 nos Estados Unidos, no Brasil, este direito só foi instituído no dia 3 de novembro de 1930, durante o governo de Washington Luís, porém, esta luta feminista começou anos antes.

No dia 1º de janeiro de 1891, 31 constituintes assinaram uma emenda ao projeto da Constituição conferindo direito de voto às mulheres, o que tornaria o Brasil a primeira nação do mundo a aprovar o sufrágio feminino caso esta emenda fosse aprovada, o que não foi o caso.

Atualmente, o dia 3 de novembro marca mais uma conquista das mulheres brasileiras e da luta do movimento feminista, mostrando a relevância que este movimento tem na vida de todas as mulheres mesmo nos dias de hoje, afinal, se aquelas que lutaram pelo direito de voto décadas atrás não o tivessem feito, o voto não seria um direito das brasileiras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s