Voto de Legenda

Oi! Vamos falar de coisa séria, voto de legenda, você sabe como funciona? Sabe quais cargos políticos são eleitos através do voto de legenda? Sabe quem são os “puxadores”? Relaxa, nós da MZ fizemos um texto especialmente para tirar suas dúvidas.

Antes da reforma de 2015 o voto de legenda era quando um cargo político não é eleito diretamente pelas pessoas, e sim pelo número de votos que um partido político recebe no total. Por exemplo o candidato A e B concorrem ao mesmo cargo, “A” receber mais votos mas perde o cargo porque B é filiado a um partido que teve mais votos do país inteiro. A reforma de 2015 foi criada para evitar o que ficou conhecido como “Efeito Tiririca”, ele serviu de “puxador” de outros seis candidatos que conseguiram números bem menores de votos.

Puxadores são pessoas extremamente populares que conseguem muitos votos da população e consequentemente pro partido, fazendo outras pessoas do mesmo partido serem eleitas juntos deles.

Após a reforma de 2015 o candidato tem seu número de votos válidos dividido pelo número de cadeiras para o cargo que será eleito, se o resultado for menor que 10%, ele não é eleito. Ou seja se o candidato B concorrendo a deputado federal do Rio de janeiro (513 cadeiras) conseguiu 20.000 votos o resultado é próximo a 38 ele é eleito, se ele conseguiu apenas 5.000 votos isso representa apenas 9,7% ele não será eleito.

A pesar desta reforma, ainda é possível fazer voto de legenda. Então caso você esteja em dúvida entre candidatos, mas tenha um partido que quer apoiar, no momento do voto você pode digitar apenas o número do partido e seu voto irá diretamente para um candidato escolhido pelo próprio partido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s