Os 3 Poderes

Hoje a MZ vai te explicar as funções dos 3 poderes para que você não fique boiando a próxima vez que escutar os termos “executivo, legislativo e judiciário”.

Os três poderes são uma forma de deixar claro o que cada cargo político pode fazer no Brasil. São eles: legislativo, executivo e judiciário.

O Poder Legislativo é composto pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União, eles são responsáveis por criar e votar em projetos de leis levando em conta a necessidade do povo e, consequentemente, as ideologias do partido que tem a maioria das cadeiras nas Câmaras.

O Poder Judiciário tem o poder de julgar as pessoas, com base nas leis criadas pelo Poder Legislativo. Os órgãos que encabeçam a estrutura são Supremo Tribunal Federal e Supremo Tribunal de Justiça,  outros tribunais como também tem o poder de julgar mas sua forma de tratar a lei é mais específica, como o Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Superior do Trabalho.

O Poder Executivo é responsável por executar as leis criadas pelo Poder Legislativo e por administrar o estado e a união. Os principais cargos do Poder Executivo são o Presidente da República, o Governador do Estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s