Campanha de Isobar para Governo copia Posto Ipiranga. Plágio ou não?

Estamos em época que o governo tenta convencer a população que a Reforma da Providência é uma boa escolha, várias campanhas já foram ao ar, postagens no Facebook e declarações na mídia fazem parte da comunicação para anunciar a medida.

A última campanha vai dar o que falar, um vídeo quase que idêntico ao “Pergunta lá no Posto Ipiranga” criada pela Talent Marcel.

Criado pela Isobar, foram lançados dois vídeos no último dia 2, mostrando a importância da Reforma. Um deles tem o texto bastante parecido com a campanha criada pela Talent para a rede de postos de combustível Ipiranga e o outro mostram dois indivíduos com realidades e condições sociais diferentes.

Não é plágio, trata-se de uma homenagem a uma campanha que admiramos muito e que se tornou famosa entre a população”, explica Mateus Braga, diretor executivo de criação da Isobar. De acordo com o criativo, a ideia da agência foi abordar o assunto da previdência de forma clara e simples, facilitando o entendimento da população. A partir daí, veio a ideia de embarcar no conceito “Pergunta Lá no Posto Ipiranga”. “Estamos super orgulhosos dessa campanha, porque está de acordo com o briefing do governo de atingir a população de forma direta, explicando um assunto complicado. Ao mostrar a figura do caipira, que responde todas as perguntas com a mesma frase, reforçamos aquilo que desejamos destacar na mensagem”, complementa o criativo.

No ano passado, Elcinho Mouco, responsável pelo marketing do presidente Michel Temer foi contratado pela Isobar, desde então, Mouco passou a operar no cargo de diretor de conteúdo e atendimento da conta digital da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

Mateus Braga fala sobre a nova campanha: “Não sentimos necessidade de falar com eles pois não se trata de uma cópia, mas sim de usar o conceito com outro objetivo. Se estivéssemos, por exemplo, utilizando a ideia para a campanha de outra rede de combustível, aí sim poderia ser considerado plágio. Mas a ideia, realmente, era homenagear algo de sucesso”, complementa.

Segundo o diretor de criação, a campanha ainda contará com outras peças publicitárias de sucesso: “Ainda não posso dar detalhes, mas continuaremos homenageando outros trabalhos de publicidade que fizeram sucesso no País”, promete.

Assista aos vídeos postados pelo portal Poder 360

 

Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2018/02/02/campanha-do-governo-usa-conceito-do-posto-ipiranga.html

http://adnews.com.br/publicidade/governo-copia-comercial-do-ipiranga-com-o-seu-posto-da-previdencia.html

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