Campanhas brasileiras que saíram da mesmice e merecem um brinde

A grande maioria dos comerciais de cerveja no Brasil sempre mostram a mesma coisa. Praia, samba, futebol e mulheres de biquíni, e isso já acontece há bastante tempo. De uns tempos pra cá, algumas marcas têm adotado uma nova linguagem para as suas campanhas, agências que atuam no país já produziram coisas bem criativas quando falamos de cerveja. Em comemoração à data de hoje, o Dia Internacional da Cerveja, nós da MZ vamos relembrar algumas dessas campanhas.

Baixinho da Kaiser
Agência: DPZ
Vamos começar com uma campanha clássica para abrir a lista. José Valien, o lendário “Baixinho da Kaiser”, foi um dos mais longínquos e caricatos personagens da propaganda brasileira. O filme abaixo mostra o início de sua jornada.

 

Você gosta de propaganda ou cerveja? (Cervejaria Bohemia)
Agência: AlmapBBDO
Mulher gostosa? Nada disso. O filme abaixo, veiculado em 2013, ironiza os clichês da propaganda.

 

The Cliché (Heineken)
Agência: Publicis
Falando em clichê, não dá para não mencionar na lista a campanha abaixo, que trolla de uma maneira genial um trio de caras que tentaram”dar um perdido” na mulher pra curtir um evento para a final da Champions League.

Gostosa além da conta (Antarctica Sub Zero)
Agência: AlmapBBDO
Em 2015 rolou um comercial da Antarctica Sub Zero que brinca com as restrições do próprio mercado de propaganda. Uma metalinguagem hilária.

 

Paquera (Skol)
Agência: F/Nazca
Os comerciais de cerveja mostram sempre uma animação sonora acima do tom, certo? Não necessariamente. Vai uma propaganda muda e genial aí?

 

Experimenta (Nova Schin)
Agência: Fischer

A campanha foi polêmica. A marca buscava reposicionamento num mercado difícil e precisava de muito barulho. Além de comprar muita mídia no horário nobre, a Nova Schin contratou um time de estrelas da Globo e o mais incrível: tirou Zeca Pagodinho da rival Brahma.

 

Amor de Verão (Brahma)
Agência: Africa

Quem disse que a Brahma ficaria para trás? Depois de fazer as pazes com o icônico Zeca Pagodinho, a marca mandou um recado para a rival Nova Schin, chamando-a de “amor de verão”. Até hoje Zeca se diz “brahmeiro”.

 

Velhinhos do rock (Skol)
Agência: F/Nazca

O conceito desce redondo é um sucesso para a marca. Abaixo um dos filmes mais emblemáticos desse posicionamento.

 

Amigos (Bavaria)
As mais famosas duplas sertanejas do momento fazendo um comercial de cerveja e um jingle que ficou eternizado. Basta alguém dizer que “hoje é sexta-feira” que inevitavelmente a música da Bavaria vem à cabeça.

 

Viemos para beber ou conversar? (Antarctica)
Agência: Alcântra Machado 

Falando em jingle, a Antarctica conseguiu também marcar época com todo o talento e a inesquecível personalidade de Adoniran Barbosa.

 

Siri na praia (Brahma)
Agência: F/Nazca
Verão, praia, descontração, cerveja e uma mensagem bem-humorada para juntar tudo isso. Quem nunca imitou o sirizinho da campanha com o “nã nã nã nã”?

 

Tartaruga (Brahma)
Agência: F/Nazca
O clima da Copa do Mundo de 2002 estava no ar. Mais uma vez um personagem animal entrou em cena para alegrar a propaganda da Brahma. Desta vez, uma tartaruga habilidosa e esperta… E que adora Brahma. Para completar, a seleção ainda foi campeã do mundo.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s