Guia básico do publicitário freelancer

Hoje em dia fazer o famoso freela pode ser por necessidade ou opção e é que é uma área está em constante crescimento. Com um mercado publicitário mais dinâmico e adaptável, ser um freelancer está em alta e vale muito a pena.

Para Marcelo Vaz, atual diretor de arte da NBS, e que antes de conquistar o cargo atual trabalhou como freelancer para a agência, a dinâmica atual da profissão e a possibilidade de trabalhar para vários projetos diferentes, enriquece o repertório dos profissionais. “O fato de trabalharmos com diversas marcas e produtos, de cervejas a empresas financeiras, de absorventes a hospitais, nos obriga a saber sobre um pouco de tudo. Isso nos torna mais atentos e também mais soltos”, diz Vaz.

De acordo com Rafael Carvalho, que hoje em dia atua como freelancer, o mais importante para um freela é se manter visível. Divulgar trabalhos nas redes e se manter próximo a sua rede. “Passei quatro anos trabalhando alocado em uma empresa e meses atrás foi o momento de retomar contatos e possibilidades. Neste momento, uma boa rede profissional e pessoas que acompanharam meu trabalho ao longo do tempo, mesmo que só pelas redes sociais, por isso vejo como importante manter redes atualizadas da melhor maneira possível”, diz Rafael.

Para ambos, trabalhar como freelancer não tem a ver com o perfil, mas sim à capacidade de organização. Veja algumas dicas legais para quem está entrando agora no negócio:

Esteja visível

Estar visível pode parecer fácil na era que estamos em que tudo se expõe nas redes sociais. Mas aparecer para as pessoas certas pode ser uma tarefa não tão fácil, é importante dar movimento ao seu trabalho, encontrar pessoas e redes que possam te ajudar a se tornar notável.

Transição gradual

Caso escolha a carreira do freela, não se precipite. Para a maioria dos freelancers que estão no mercado há mais tempo, o segredo é entrar aos poucos, com cuidado. Ainda com um emprego fixo, comece a construir uma base de contatos e vá observando qual momento ideal para ficar por conta própria.

Imagem relacionada

 

Novos cálculos

A variação do salário de um freelancer pode se considerar um dos maiores desafios. Não existe o fixo mensal, por isso é tão importante a organização e se adaptar para a nova forma de ganhar dinheiro. Pode ser que em alguns períodos, não entre nada, em outros você poderá fazer ‘seu pé de meia’.

Resultado de imagem para freelancer

Prudência no custo/hora

É importantíssimo saber o seu valor, cobrar mais ou menos por um job pode passar uma má impressão, é aconselhável conversar com amigos da área e profissionais de outras empresas, para saber a média das agências e tentar chegar um meio termo.

 

Ambiente de trabalho

Por último, mas não menos importante, o ambiente de trabalho pode te ajudar bastante na hora de se mostrar ao mundo. Nem sempre ficar trancado em casa pode ser uma boa escolha, um freela precisa circular, atualmente, dada a quantidade de coworkings e espaços de inovação em várias cidades, é possível fazer isso de uma forma útil e sem grandes custos.

Resultado de imagem para freelancer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s