Você sabe quanto custou alguns logos famosos?

Você já parou para pensar em quem criou os logos mais famosas e o quanto essas pessoas ganharam por isso? Agora imagina criar uma logo para uma marca e depois de algum tempo essa marca ser uma das mais famosas e bem-sucedidas do mundo e que você perdeu uma grande chance de ter ficado milionário. Foi o que aconteceu com a designer americana Carolyn Davidson, responsável por criar o icônico logo da Nike.

Na época da criação ela só recebeu 35 dólares pelo trabalho, a fama e reconhecimento vieram mais tarde. E a Nike não gastou milhões de dólares e muitos meses pensando no logo perfeito, tudo foi trabalho de uma única pessoa e poucas horas.

Em 1971, Carolyn era uma estudante de design gráfico da Portland State University. Ela conheceu, então, Phil Knight, um professor assistente da universidade que estava criando uma nova companhia de tênis esportivos e precisava do seu logo. Essa empresa viria a ser a Nike. Phil pagou dois dólares por hora para a jovem estudante desenhar a marca do seu negócio.

Carolyn veio com a ideia do Nike Swoosh, a marca de “checado” ou “correto” que indicava movimento e velocidade. Também parecia uma asa, que remetia à deusa grega Nike, a deusa da vitória. Como ela gastou apenas 17 horas e meia no projeto, recebeu 35 dólares. Ainda demoraria alguns anos para que todos percebessem o quanto aquele simples símbolo representaria para a história do design e do marketing.

Mais tarde, em 1983, a sua contribuição essencial para a Nike foi reconhecida: ganhou uma festa surpresa em sua homenagem. Ela ainda recebeu 500 ações da empresa e foi presenteada com um anel de ouro e diamantes que trazia, claro, o Nike Swoosh.

E agora, ficou aquela curiosidade pra saber quanto custou outros logos famosos, né?!
Separamos alguns para você.

 

  1. Pepsi

O novo logo da Pepsi foi desenhado pelo Grupo Arnell, uma reconhecida empresa de design e criação de marcas, em 2008. O preço inclui um pacote completo de renovação de marca, embora ninguém tenha reparado muito isso. O logo custou 1.000,000 de dólares

 

  1. Coca-Cola

O famoso logo da Coca-Cola foi criado por Frank Mason Robinson, em 1885. Na época, Mason era escriturário de John Pemberton, o criador da bebida, e teve a ideia de fazer o logo com a letra cursiva. A fonte usada, conhecida como Spencerian Script, foi desenvolvida no meio do século 19 e era a forma dominante da escrita à mão nos Estados Unidos na época. E não custou absolutamente nada.

 

  1. Google

Criado em 1998 por Sergey Brin, um dos próprios fundadores da companhia. O logo já sofreu algumas alterações, mas nada que tirasse o conceito e identidade da marca. O logotipo também ganha versões divertidas em datas especiais, que são chamadas de doodles. Como foi feito por um dos fundadores, o logo não custou nada.

 

  1. Olimpíadas de Londres 2012

Desenhado pela agência londrina de design de marcas Wollf Ollins, em 2007, o logo dos Jogos Olímpicos de Londres causou ~polêmica~. Teve gente que viu a suástica, pessoas em ato sexual e até a palavra “ZOR”. Foi cobrado pelo logo apenas 625.000 dólares.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s