Essa Coca é Fanta.

Sabe-se que existem inúmeras estratégias de marketing entre outras disciplinas para fortalecer a marca na cabeça do público alvo. Um deles é um pouco destacado embora tenha uma importância ímpar: o endomarketing. Mais do que mostrar que defende algo ou algum movimento, a marca deve por isso em prática. Ciente disso, a Coca-Cola criou uma ação que chamou atenção positivamente para celebrar o Dia Internacional do Orgulho Gay.

A empresa distribuiu algumas latinhas de Coca-Cola para seus funcionários, todas elas com a mensagem: “Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?”. A iniciativa se apropria do trocadilho homofóbico repercutido em todo o país, e o utiliza para combater justamente a questão do preconceito através da ação. As latas foram deixadas nas geladeiras do prédio da Coca, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Já tem gente na internet pedindo o item nas gôndolas, mas a empresa disse que não há planos para colocar o produto na rua.

“Criamos uma lata especial para reconhecer quem ignora rótulos, desafia os preconceitos e assume quem realmente é. Essa Coca é orgulho. Essa Coca é respeito. Essa Coca é Fanta”, diz a mensagem na parte de trás da embalagem. Além do refrigerante, os funcionários também receberam um e-mail ressaltando a necessidade de um mundo mais inclusivo.

E o mais interessante foi, realmente era Fanta!

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