Brasil consegue 52 leões em Cannes

Nesta segunda (19), foi divulgado o resultado do segundo dia de premiação do maior festival de criatividade do mundo e o Brasil chegou a 52 Leões. Além dos quatro troféus que conquistamos no domingo (18) no Lions Health, os jurados deram mais 48 Leões para a propaganda nacional nesta segunda-feira.

Em Print foram 21, quatro ouros, seis pratas e onze bronzes. Destaque para a campanha “Cup, Bowl e Matches”, criada pela AlmapBBDO para a Havaianas. A

A agência, aliás, ganhou nove prêmios na categoria e tem tradição neste quesito, sobretudo por carregar durante quase toda a sua vida o DNA artístico de Marcello Serpa.

Em Outdoor o Brasil ficou com 11 Leões, sendo três ouros, três pratas e cinco bronzes. Entre eles, ficou a campanha criada pela Publicis para a Heineken, “The Cliché”. Uma das ações mais comentadas de 2016, a pegadinha levou três homens a convencerem suas esposas a passarem um final de semana em um spa, enquanto eles veriam a transmissão da final da Champions League no Allianz Parque. Pelo telão do estádio, entretanto, eles descobrem que suas esposas estão na Itália para ver a final in loco.

Em PR, a propaganda brasileira conseguiu seu maior número de Leões na história do Cannes Lions: 10. Foram cinco pratas e cinco bronzes. Apesar do país não ter conseguido nenhum ouro, vale destacar a campanha “Woman Interrupted”, criada pela BETC. A agência criou um aplicativo que contabiliza quantas vezes um homem interrompe a fala feminina. O objetivo é debater o fenômeno Manterrupting, um dos tipos de violência contra a mulher, que se caracteriza justamente quando ela não consegue concluir sua fala por ser desnecessariamente interrompida por um homem. O trabalho conquistou prata.

Em Promo, o Brasil conquistou apenas cinco Leões: três deles de prata e dois de bronze. Entre os trabalhos, está o site de chocolate criado pela Aktuellmix para a Hershey’s. A plataforma criada para a ação permitia que os consumidores dos produtos Hershey’s “comessem” as propagandas virtuais e, de quebra, recebessem em casa a peça equivalente feita de chocolate. A campanha levou prata.

Para finalizar, o Brasil vai levar para a casa o seu primeiro Glass Lion na história do festival. O Leão de Bronze foi conquistado pela campanha “Meninas Fortes”, criada pela Ogilvy Brasil para Nescau. O filme convida o público a refletir sobre a importância do esporte no desenvolvimento das mulheres e seu papel na preparação para os desafios da vida adulta.

 

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