10 dicas de ferramentas de cores para designers

A crescente concorrência no mercado faz com que empresas busquem sempre um diferencial em relação às demais para gerarem destaque e aumento na demanda. Neste caso contratam profissionais para criarem métodos que permitam essa preferência. Um deles é o designer que é pago para criar peças que agradem e chamem a atenção dos clientes.

Porém, durante a criação, este profissional pode encontrar algumas dificuldades em desenvolver uma identidade visual para aquela marca, entre elas a tipografia, forma, símbolo entre outros que podem atrasar bastante o desenvolvimento do trabalho.

O que vale ressaltar é a cor que é um aspecto influente na hora da escolha. Assim como os outros elementos, este também influência bastante o resultado da peça criada. Ou seja, não importa qual é o projeto, a cor pode influenciar em como as pessoas vão interpretar o seu trabalho.

No entanto, a cor é um tanto quanto subjetiva, pois a mesma pode evocar tipos diferentes de reações em diferentes pessoas, às vezes devido à preferência pessoal, outras vezes devido a fundo cultural.

Na internet há tantas ferramentas online que às vezes não sabemos qual usar. Portanto, o site Des1gn ON separou por categorias algumas ferramentas de cores úteis e funcionais (Paleta de Cores, Escolha de Cores, Teoria, CSS).

Ferramentas de Cores: Paleta de Cores

Se você está começando um design do zero, sem inspiração ou sem definições a serem seguidas, pode ser bem complicado arranjar um esquema de cores que funcione. Então aqui estará algumas ferramentas que vão te ajudar a definir uma boa combinação de cores para o seu trabalho.

  • ColourLovers

des1gn-on-ferramentas-de-cores-colourlovers

ColourLovers é a casa de milhões de paletas de cores geradas por usuários. Procure a coleção e veja aquela que te inspira, ou procure por uma cor e escolha entre suas possíveis combinações pré-prontas.

  • Kuler

des1gn-on-ferramentas-de-cores-kuler

Kuler é uma ferramenta poderosa do Adobe que permite que você navegue e avalie cores existentes separadas por temas, mas também, possibilita que você crie sua própria paleta a partir do zero.

  • Pictaculous

des1gn-on-ferramentas-de-cores-pictaculous-1

À procura de emoção, estilo ou atmosfera particular em sua paleta de cores? Então esse site é para você, pois o Pictaculous é uma ferramenta inteligente que permite a escolha de cores de uma imagem carregada na própria página web.

Ferramentas de Escolha de Cor

O Photoshop tem a sua janela de escolha de cores (color picking) padrão, no qual todos os designers estão familiarizados, mas basta pensar quantas vezes este teve que alternar entre os aplicativos para copiar/colar ou memorizar valores de cor para dar aquela preguiça. Tem que haver uma maneira melhor, não é? E na verdade, existe.

  • Colordot

des1gn-on-ferramentas-de-cores-colordot

Essa ferramenta simples, mas incrivelmente útil, se chama color.hailpixel.com. Permite digitalizar a janela do browser com a cor perfeita e, em seguida, copiar o código hexadecimal com apenas um único clique.

  • Hexu.al

des1gn-on-ferramentas-de-cores-hexu

Encontre um monte de palavras coloridas no Hexu.al. Em vez de códigos hexadecimais com um monte de letras e números aleatórios, que tal #doodle ou #goofed? É muito mais divertido e memorável procurar as cores por palavras engraçadas!

  • CSS Color Names

des1gn-on-ferramentas-de-cores-css-named-colors

Se nomes de cores aleatórias não são completamente sua vibe, talvez esta lista de 147 nomes de cores descritivos pode ser um pouco mais fácil de lembrar. Veja a seleção completa ou consulte uma cor aleatória a cada clique do mouse.

Ferramentas de Teoria das Cores

Você se lembra da roda de cores, cores análogas, triádicos e complementares da aula de arte? Você pode colocar a teoria em prática com a ajuda dessas ferramentas de cor cientificamente comprovadas.

  • Sphere

des1gn-on-ferramentas-de-cores-sphere

A ferramenta Sphere oferece uma interface agradável e simples para escolher tons e matizes na roda de cores. Escolha a cor base da paleta para restringir suas seleções de cores e harmonize os valores.

  • Color Scheme Designer

des1gn-on-ferramentas-de-cores-colorschemedesigner

Projete seu próprio esquema de cores com o Color Scheme Designer. É só rodar e ajustar a roda de cores para selecionar a cor base, em seguida, veja os valores que são gerados automaticamente com base no seu tipo de paleta.

Ferramenta Geradora de Cores CSS

Essa é para os web designers. As últimas melhorias do CSS3 possibilitaram criar várias cores diretamente com código, mas a sintaxe CSS é muito mais difícil do que trabalhar com uma roda de cor visual. Por isso os geradores de cores salvam a vida, eles fornecem o código necessário para criar os efeitos desejados.

  • Ultimate CSS Gradient Generator Colorzilla

des1gn-on-ferramentas-de-cores-colorzilla

Gradientes CSS3 são notoriamente difíceis de escrever no código. Não só você precisa conhecer os diferentes valores de cor, como também precisa adicionar os vários prefixos de fornecedores para fazê-lo funcionar em vários navegadores. Mas o Ultimate CSS Gradient Generator torna essa tarefa mais fácil, dando uma interface parecida com a do Photoshop para configurar a sua inclinação, e um código para copiar/colar.

  • Hex 2 RGBA Color Calculator

des1gn-on-ferramentas-de-cores-hex2rgba

A conversão de um valor hexadecimal para RGB ou mesmo RGBa não é difícil, mas é muito chato quando cada valor é dado em separado, o que significa pelo menos três cliques para finalizar o processo. Com o Devoth fica mais fácil, já que o valor CSS pode ser copiado com apenas um clique.

  • Bônus

0 to 255O

des1gn-on-ferramentas-de-cores-0to255

O padrão para a seleção de um hover é simplesmente escolher uma tonalidade mais escura da mesma cor. Este processo torna-se muito mais fácil com a ajuda do 0to255. Escolha a sua cor e veja uma série completa de variações, é perfeito!

  • Color Hexa

des1gn-on-ferramentas-de-cores-colorhexa

Color Hexa é como uma enciclopédia de cor. Basta digitar a cor que você quer que ele exibe uma descrição junto com alguns fatos úteis. A conversão direta de Hex ou RGB para o valor mais próximo CMYK também é bem útil para designers que trabalham com impressão.

FONTE: Des1gn ON 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s