Ação utiliza lama para retratar vítimas do desastre em Mariana

adnews-95787833214623803633f09a16c6b84358fca662ec32be2333c92c5ab64

A Panamericana Escola de Arte e Design criou uma ação com foco na tragédia de Mariana, no interior de Minas Gerais. O distrito foi inundado após uma barragem da mineradora Samarco se romper, em novembro de 2015.

Criada pela AlmapBBDO, a campanha “A arte nunca esquece”, traz histórias de ex-moradores em retratos que são feitos com o uso de resíduos da lama, que tomaram a cidade, no lugar de tinta.

Um ex aluno e artista plástico Marcelo Tolentino, foi escolhido para visitar a região afetada pelo desastre e conhecer as histórias vivenciadas por aqueles que estavam presentes e perderam tudo no maior acidente ambiental ocorrido no Brasil. Após a pesquisa e coleta do material, Marcelo iniciou o processo de reproduzir o rosto de quem sentiu na pele os impactos do vazamento.

Os retratos foram expostos nas ruas de Brasília, precisamente em locais que são utilizados para chegar ao Congresso Nacional.  A ação faz uma crítica direcionada a um público especial, no caso, os políticos. Assim, estes que estiveram ausentes nas duas sessões da Comissão Parlamentar da Câmera dos Deputados que, em Março, discutiram o caso de Mariana, ambas canceladas por falta de quórum, possam lembrar da tragédia que nunca sairá da memória de suas vítimas.

A ação, além de voltar a discutir Mariana, pretende colocar na História o semblante e a identidade daqueles que terão que refazer as suas vidas e não estão encontrando respaldo efetivo junto a quem deveria atuar frente à maior tragédia ambiental de 2015.

Confira a série abaixo:

 

IMG_7073IMG_7092artenuncaartenunca2
Fonte: AdNews

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s