O fenômeno da Black Friday, as marcas e as redes sociais

kmskswx

Nos Estados Unidos, a Black Friday é um termo criado pelo varejo americano para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. A ideia cruzou as fronteiras e vem sendo aplicada em outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.

É um dia especial não só por que as lojas e marcas fazem grandes descontos e os consumidores antecipam as compras do Natal.

Em 2010, houve a primeira edição totalmente online e em 2011 já rendeu um faturamento de 100 milhões para o e-commerce, aumento de 80% em comparação com sua estreia aqui.

No ano passado, a data mais uma vez bateu recorde de vendas, contemplando bens, como produtos diversos, imóveis, carros, artigos infantis, utilidades domésticas, e serviços, como turismo, festas infantis e comunicação.

Acompanhando a evolução do mercado e as estatísticas das edições anteriores, a empresa de consultoria E-bit estima que, neste ano a data movimentará até R$ 2 bilhões.

Além de render descontos, rende memes

Com toda essa conectividade, além do aumento do faturamento, há também o aumento de memes e do fluxo de postagens hilárias nas redes sociais. Logo pela manhã, vários internautas aderem ao movimento e relatam falta de dinheiro, chamam o evento de “Black Fraude” (como ficaram conhecidas algumas edições anteriores) ou fazem reclamações sobre as mais diversas dificuldades durante o ato da compra, como sites fora do ar e propagandas enganosas.

Confira alguns dos memes

black-fraude

black-friday-piadas

bf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s