Direção de arte: O significado das cores no design (Parte 2)

Na matéria passada vimos como a tonalidade e o brilho pode manipular a impressão que uma cor causa em nossos sentidos.  Falamos também sobre as cores quentes e sua tendência a dar movimento e chamar a atenção dentro de um site.

Hoje iremos abordar a aplicação das cores frias e a sensação de calma e harmonia que elas geram.

Cores frias

No grupo das cores frias estão o verde, o azul e o violeta, elas oferecem uma calma e suavidade maior que as cores quentes. Elas são as cores da noite, da água e da natureza, são relaxantes, calmantes e reservadas.

O Azul é a única cor primária deste grupo, isso significa que, as outras cores, são a mistura do azul com as cores quentes. O verde carrega os atributos do amarelo e o violeta as qualidades do magenta.

Use cores frias em seu design para transmitir calma e profissionalismo.

Verde

Verde é uma cor que remete a natureza. Ela pode simbolizar início e crescimento além de renovação e abundância. Alternativamente o verde representa inveja, ciúme e falta de experiência.

Esta é uma cor que possui a calma do azul e a energia do amarelo.  No design, o verde traz harmonia e balanço, é uma cor extremamente estável. É indicada para ressaltar saúde, estabilidade, renovação e natureza.

Tons claros de verde são revigorantes e vibrantes. Verde oliva é o que representa a natureza com mais eficácia. Em tons escuros transmitem harmonia, riqueza  e abundância.

Exemplos:

As diversas tonalidades de verde nesta página, tornam o site extremamente orgânico e natural.
Os tons de "verde-retrô" criam no site uma atmosfera leve e revigorante.

O verde-oliva em conjunto com o laranja ressaltam o tema do site.

Azul

O azul é empregado para representar calma e responsabilidade. O azul-claro é refrescante e amigável, já o escuro traz força e segurança. Azul é relacionado a paz e possui conotações espirituais e religiosas

A sensação que o azul passa depende exclusivamente de sua  tonalidade e do seu grau de luminosidade. No design, a luminosidade empregada no azul  tem um alto impacto na impressão que ele irá transmitir. Azul-claro relaxa, tons vibrantes dão vida e movimento e o azul escuro é excelente para designs corporativos ou que queiram passar  a sensação de força e confiança.

Exemplos:

O azul escuro dá um acabamento profissional, especialmente quando combinado com fundos claros. Os tons claros de azul ressaltam as áreas de interesse.

O azul celeste combinado com os elementos avermelhados dão uma identidade jovem a esta página.

Aqui a leveza do azul acalma e relaxa.
Os variados tons de azul dinamizam dão leveza e refrescância ao site.

Violeta

O violeta ( ou púrpura) é amplamente associado à realeza, romantismo, criatividade e imaginação. Ele é a combinação do azul com o vermelho, o que resulta na soma de seus atributos.

No design,  seus tons escuros ressaltam prosperidade e luxo. O púrpura em seu estado mais claro (também conhecido como lavanda), é associado à primavera e ao romance.

Exemplos:

A tonalidade escura do púrpura empregada aqui ressalta sua realeza.

Aqui os tons claros e avermelhados do violeta dão um visual mais energético.

Aqui o púrpura transmite refinamento e luxo.

O plano de fundo desta página adiciona uma sensação de criatividade em todo o site.

Parte 1

Na terceira parte desta matéria veremos como pode ser desafiador e gratificante criar um design utilizando as cores neutras.

Fonte: http: www.smashingmagazine.com

Anúncios

3 comentários em “Direção de arte: O significado das cores no design (Parte 2)

  1. Muito bacana a forma com que mostrastes o uso das cores Marco, parabéns e aguardo o post relacionado às cores neutras. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s