Direção de arte: O significado das cores no design (Parte 1)

Quando se trata de design, cores são extremamente subjetivas. Elas despertam diferentes reações em cada pessoa, essas reações variam de acordo com o estado emocional da pessoa e/ou a cultura em que ela está inserida.

Muitas vezes uma leve alteração na saturação ou na matiz pode mudar completamente seu significado. Culturalmente, uma cor pode significar felicidade num país e tristeza em outro.

Cores quentes (sistema RGB)


No grupo das cores quentes estão o vermelho, o amarelo e o laranja e as variações dessas três cores. Essas são as cores do fogo, das folhas secas e do pôr-do-sol, além de serem cores energizantes, apaixonantes e positivas.

O laranja é o resultado da união do vermelho e amarelo, isso significa que as cores quentes são puramente quentes, ou seja, não resultam da mistura de cores quentes com frias. Use as cores quentes em seu design para refletir paixão, felicidade, entusiasmo e energia.

Vermelho

O vermelho é uma cor extremamente quente, é associado ao fogo, violência e guerra. Também é associado ao amor e a paixão. Na história ele é relacionado tanto aos demônios quanto ao cupido. O vermelho aciona reações físicas nas pessoas como aumento da pressão sanguínea e da respiração além de aumentar o metabolismo.
Essa cor também é relacionada a fome e a grau de importância (um exemplo disso são os tapetes vermelhos utilizados em  eventos de premiações). Nas sinalizações o vermelho indica perigo ou extrema atenção.
No lado oriental do planeta o vermelho possui diferentes associações. Na China,  é a cor da prosperidade, da felicidade  e da boa sorte. Também é relacionado ao comunismo e à luta contra a AIDS.
Quando se fala em design o vermelho é uma cor muito poderosa, principalmente quando usado em sua tonalidade pura. È uma ótima opção quando se quer ressaltar poder ou paixão. Quando vibrante, o vermelho transmite energia, se utilizado em tons mais escuros se torna poderoso e elegante.

Exemplos:

O vermelho escuro quando combinado com o branco ou cinza, além de elegância, traz um tom de profissionalismo ao design.
Neste site, o vermelho puro ressalta energia e movimento.

Tons de vermelho sobre fundos escuros, refletem poder e refinamento.

Os tons escuros do vermelho trazem toda uma elegância ao design do site

Laranja

O laranja é uma cor vibrante e energética, podendo ser associada ao outono e ao solo. Devido a essa relação com o outono, que é uma estação de transição, o laranja pode, em termos gerais, simbolizar mudança e movimento.
Como  também lembra uma fruta de mesmo nome, ele pode ser ligado à saúde e  a vitalidade. No design a cor laranja comanda a atenção sem se tornar agressiva como o vermelho, é uma cor considerada amistosa e convidativa.

Exemplo:

A caixa laranja leva a atenção ao seu conteúdo em conjunto com outros elementos em vermelho na página.
O laranja em tons escuros, quando em contraste ao verde limão, cria um aspecto de neutralidade terrestre.
Aqui o laranja é usado para ser amigável e convidativo.
O laranja acentua o interesse visual e leva a atenção para o foco da ação.

Amarelo

O amarelo é considerado a mais brilhante e energizante das cores quentes. É associado à luz solar, felicidade e fé. Podendo ser ligado também à falsidade e covardia.

Em diversos países o amarelo possui diferentes conotações. No Egito é a cor do amanhecer, no Japão simboliza coragem e na Índia é a cor do comércio.

No design, amarelo vivo transmite felicidade. Quando suave é comumente  utilizado como cor neutra para gêneros infantis. Em tons escuros representa antiguidade e permanência.


Exemplos:

O amarelo vivo no cabeçalho deste site, passa uma sensação de energia e positivismo.
O amarelo brilhante chama a atenção para as partes mais importantes do site.
A grande flor amarela lembra aos visitantes do verão que se aproxima e combinado com o amarelho envelhecido ao fundo traz um desejo de consumo e estabilidade.

Na segunda parte desta matéria conheceremos a aplicação das cores frias.

Parte 2

Fonte: http: www.smashingmagazine.com

Anúncios

5 comentários em “Direção de arte: O significado das cores no design (Parte 1)

  1. Appreciating the dedication you put into your blog and detailed information you offer.
    It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t
    the same out of date rehashed material. Great read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds
    to my Google account.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s